Se você é médico, faz residência e utilizou o FIES, saiba que você pode conseguir a suspensão das parcelas do seu financiamento

Essa carência é oferecida aos estudantes que se formam em medicina e pode durar de seis meses a um ano após a conclusão do curso.

Preencha o formulário e forneça as informações necessárias para instruirmos você sobre como requerer o seu direito.

Entenda mais sobre a carência estendida do FIES

O que é carência estendida?

A carência consiste na suspensão do pagamento das parcelas mensais de amortização do FIES, durante o curso de Residência Médica.

Quais são os critérios para obter o benefício?

  • Ser graduado em curso de Medicina que tenha avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (conceito maior ou igual a 3 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES);
  • Ser médico residente que esteja credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, com matrícula ativa em Programa de Residência Médica e Instituição a que está vinculado;
  • Estar cursando uma das 19 especialidades prioritárias para o SUS, sendo estas: anestesiologia, cancerologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, medicina preventiva e social, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, psiquiatria e radioterapia.

Suspensão do FIES para médicos em especialidades não prioritárias

É possível obter a carência estendida mesmo sem cursar especialidade médica prioritária.

Isto porque as especialidades citadas acima estão defasadas, com base nos dados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) referentes ao ano de 2012.

O resultado é que atualmente existem outras especialidades consideradas deficitárias, já que a necessidade de atendimento médico da população não é linear e contínua.

Portanto, pela via judicial é possível tentar a suspensão do FIES mesmo se não for uma das 19 especialidades supracitadas.

Quantas suspensões é possível
fazer no FIES?

Não existe limitação legal que restrinja o benefício da suspensão do FIES para médicos. A título de exemplo, uma médica pode seguir o seguinte caminho:

Ser aprovada em “Cirurgia Geral”

Pleitear a prorrogação do prazo de carência até o final do curso

Ser aprovada em “Oncologia / Cancerologia”

Pleitear nova prorrogação do prazo de carência até o final do curso

Você deve saber:

  1. Na vigência do período de carência não haverá incidência de juros ao saldo devedor ou qualquer outro encargo contratual;
  2. O benefício não poderá ser solicitado caso o residente esteja inadimplente com as parcelas de juros trimestrais, devendo regularizar seus pagamentos até o prazo limite para solicitação da carência estendida;
  3. Mesmo que o médico já tenha iniciado o pagamento do contrato, ou seja, estiver na fase de amortização, você pode solicitar a carência estendida e ter suspensa a cobrança mensal do FIES.

Como conseguir o
abatimento do FIES?

O processo ideal é:

Acessar o sistema FIESMED > solicitar o benefício do abatimento mensal de 1% no saldo devedor > receber resposta do FIES confirmando a ativação do benefício > desconto mensal no boleto

Mas, a realidade é:

Acessar o sistema FIESMED > solicitar o benefício do abatimento mensal de 1% no saldo devedor > NÃO OBTER resposta do FIES > insistir e não conseguir ativar o desconto por algum erro de comunicação entre os órgãos do Governo ou por inconsistências no sistema.

Vamos ingressar com uma
ação judicial

Depoimentos

Dúvidas frequentes

A ação judicial é um meio de resolver algum conflito através do poder judiciário. Há uma legislação para incentivar os médicos a trabalharem em determinados locais e cursarem determinadas residências, concedendo descontos e suspensão do financiamento, ocorre que o Estado não disponibilizou um mecanismo adequado para implementar esses benefícios, sendo que, em razão dessa omissão, é necessário socorrer ao poder judiciário (através de uma ação judicial) para que a justiça obrigue o Estados a implementar o desconto e a suspensão no financiamento.

Documento de identificação profissional, histórico profissional do CNES e o contrato de financiamento. Mas não se preocupe, o escritório Dias Gomes te auxilia no levantamento de toda a documentação.

É difícil apontar com precisão a duração de um processo, todavia, como é um processo que é ajuizado na justiça federal, a tramitação geralmente é rápida.

Sim! Além da suspensão das parcelas, é possível obter o abatimento no valor do financiamento e receber auxílio moradia. Preencha o formulário que conferimos todos os seus direitos.

×